Veja a importância das máscaras de proteção respiratória em trabalhos que exponham a riscos potenciais

26 set
2022

O Ministério do Trabalho e Previdência estabelece quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) indispensáveis para garantir a saúde dos trabalhadores brasileiros. Entre eles, podemos destacar o uso de máscaras contra agentes que afetam as vias respiratórias.

As leis aprovadas estabelecem regras a serem seguidas para preservar a saúde dos trabalhadores durante a atividade profissional. Pela Norma Regulamentadora nº 6 (NR 06), as empresas são responsáveis pela gestão e orientação de uso dos equipamentos de segurança aos seus colaboradores.

O uso de máscaras está descrito na seção de EPI para Proteção Respiratória. Já as máscaras são definidas como respiradores utilizados como proteção facial.

 

Como as máscaras funcionam?

Primeiramente, vale relembrar que os respiradores são EPIs de segurança respiratória. Logo, os equipamentos têm por função filtrar partículas que estejam no ar e possam contaminar o trabalhador.

As máscaras são EPIs indispensáveis para executar trabalhos que estejam expostos a riscos potenciais como contato com agentes químicos, vapores, gases, poeiras, fumos e névoas. Além disso, os equipamentos são classificados em diferentes categorias.

 

Conheça os respiradores PFF

A sigla PFF significa Peça Facial Filtrante, que é a definição do que o respirador faz por finalidade principal. Conforme a NR 06 existem 3 tipos de respiradores PFF que são indicados, em ordem crescente de risco de exposição a riscos respiratórios no trabalho.

Conheça os principais modelos de respiradores/máscaras PFF e seus usos e indicações.

 

Máscara PFF1:

Peça semifacial filtrante para proteção das vias respiratórias contra partículas de poeiras e névoas. Indicada para proteção de aerossóis mecanicamente gerados, em concentração menor que 10 vezes o limite de tolerância. A eficiência mínima do EPI é de 80%;

 

Máscara PFF2:

Peça semifacial filtrante para proteção das vias respiratórias contra partículas de poeiras, névoas, fumo e/ou toxidez desconhecida. Indicada para aerossóis termicamente gerados e com concentração menor que 10 vezes o limite de tolerância. A eficiência mínima do EPI é filtrar 94% do ar;

 

Máscara PFF3:

Peça semifacial filtrante para proteção das vias respiratórias contra partículas de poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos. Indicada para partículas altamente tóxicas ou de toxidez desconhecida. A eficiência mínima do EPI é de 99,7% em locais com até 10 vezes o limite do contaminante.

 

Além da indicação de utilização e eficiência de filtragem, há também as subdivisões de respiradores PFF entre os classificados em S e SL.

 

Respiradores S

Os respiradores S são resistentes a aerossóis aquosos. Com isso, eles são capazes de filtrar partículas sólidas e líquidas à base de água (S).

 

Respiradores SL

Além da capacidade de reter aerossóis aquosos, os respiradores SL retêm aerossóis oleosos. Desta forma, os equipamentos filtram partículas sólidas e líquidas à base de água e/ou óleo (SL).

 

Nova NR 06 entra em vigor em 2022

Conforme estabelecido pela Portaria nº 2.175, é de responsabilidade das empresas a gestão do uso de EPIs em suas equipes de trabalho. No entanto, conforme a nova NR 06 que entra em vigor ainda em 2022, há mudanças que devem estar no radar das equipes responsáveis por Equipamentos de Segurança nas empresas.

Conforme redação publicada em 05 de agosto de 2022, a nova NR 06 consolida as atualizações que passaram nos últimos anos, incluindo portarias recentes. A Portaria nº 549 revoga a creditação dos EPIs respiratórios junto ao Fundacentro.

De toda forma, cabe ao responsável pela gestão de EPIs na empresa realizar essa creditação com o importador ou fabricante conforme o Art. 5º do documento:

“Os certificados de conformidade e os relatórios de ensaio que comprovem a eficácia da proteção do EPI devem ser emitidos em nome do fabricante nacional ou importador” (NR 06).

A Corsul possui uma equipe técnica responsável e treinada para fazer o ensaio de vedação de acordo com as normas adequadas, garantindo a efetividade da proteção respiratória com o teste de Ensaio de Vedação Fit Test da 3M.

 

A Corsul tem os EPIs para a sua empresa!

Atualizada com as normas, a Corsul traz as melhores soluções em EPIs que você precisa na sua empresa. Somos um Distribuidor Autorizado de Produtos de Segurança 3M™.

Confira as opções de Respiradores em EPIs que a 3M fornece. São mais de 10 tipos diferentes, confira alguns deles:

HB004116727

HB004116644

HB004116743

HB004116628

 

Respiradores Aura™

HB004347199

HB004385074

HB004385090

 

Respiradores concha 3M™ com carvão ativado

HB004119085

HB004116693


Entre em contato com a Corsul para saber mais sobre a solução de Máscaras Descartáveis conforme os EPIs da NR 06.

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite
Corsul - o que fazemos envolve você
Precisa de ajuda?