Tudo o que você precisa saber sobre EPIs para proteção térmica

04 jul
2022

Os trabalhadores que exercem suas funções em ambientes com temperaturas extremas, sejam elas baixas ou altas, precisam estar protegidos para não colocarem suas vidas em risco.

Principalmente quem trabalha em fundições e indústrias metalúrgicas, ou quem possui uma equipe que trabalhe nesses locais, é preciso estar por dentro do que diz as Normas Regulamentadoras nº 6 e nº 15 para garantir que você e seus funcionários vistam EPIs de proteção térmica adequados e obedeçam aos limites de tolerância de exposição ao calor.

No post a seguir, vamos explicar qual a importância de usar proteção térmica em locais muito quentes e entender qual a melhor forma de proteger os trabalhadores dos perigos de insolação, queimaduras, aumento da pressão arterial e até morte.

A importância do uso das EPIs de proteção térmica

Assim como os calçados de segurança, equipamentos de proteção nas alturas ou até mesmo protetores auditivos e óculos, também existem EPIs (equipamentos de proteção individual) exclusivos para altas temperaturas.

Nesse caso, a proteção térmica tem que ser completa, já que fundições e indústrias metalúrgicas são ambientes extremamente insalubres e que colocam o trabalhador em diversos perigos diferentes, desde aumento da temperatura corporal à confusão mental, falha dos rins, queimaduras de diferentes graus e até mesmo câncer de pele.

Portanto, para proteger a força de trabalho de todos e quaisquer riscos à vida e integridade física e a empresa dos prejuízos legais em consequência da falta de proteção aos funcionários, é fundamental conhecer o que diz as normas regulamentadoras nº 6 e nº 15.

Acompanhe um resumo a seguir:

O que são ambientes insalubres?

São considerados ambientes insalubres os locais, fechados ou abertos, que recebem fontes artificiais de calor que ultrapassem o limite máximo estabelecido pelo Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo.

Como proteger quem trabalha nesses ambientes?

Segundo a NR nº 15, é necessário implementar um limite de exposição ocupacional ao calor, que diminui conforme o grau de exposição e o índice de insalubridade. O resultado do cálculo é diferente para cada atividade, já que a taxa metabólica pode ser maior ou menor conforme o esforço, alterando o limite de exposição de 45 minutos de esforço para 15 de descanso até 15 minutos de esforço para 45 de descanso.

Ligados ao limite de exposição, estão os EPIs de proteção térmica. Eles são a garantia de que a integridade física e mental do funcionário estará garantida independentemente da temperatura e dos acidentes que possam ocorrer.

Para cada atividade desempenhada, os EPIs de proteção térmica são diferentes. Segundo a NR nº 6, os trabalhadores em funções de alta periculosidade por conta da temperatura elevada são obrigados a usar os seguintes equipamentos:

  • capacete para proteção do crânio e face;
  • capuz ou balaclava para proteção do crânio e pescoço;
  • óculos para proteção dos olhos contra luminosidade intensa;
  • protetor facial para proteção da face contra riscos de origem térmica;
  • máscara de solda para proteção dos olhos e face contra impactos de partículas; volantes e luminosidade intensa;
  • vestimentas para proteção do tronco;
  • luvas para proteção das mãos;
  • manga para proteção do braço e do antebraço;
  • calçado de segurança;
  • perneira para proteção da perna;
  • calça para proteção das pernas contra agentes térmicos.

Como garantir a proteção dos funcionários às altas temperaturas

Agora que você já entendeu os benefícios de usar proteção térmica e conferiu quais são os EPIs necessários para quem trabalha nestes ambientes, é hora de aprender a escolher os equipamentos adequados.

Para que a EPI de proteção térmica seja realmente eficiente, ela precisa estar certificada em relação às exigências do Ministério da Economia, das ISO 11611 e 11612 e também da norma de desempenho térmico EN 407:2004.

A Corsul trabalha com equipamentos de proteção térmica da marca Hércules by Ansell, com todas as certificações que garantem que você e seus funcionários estejam protegidos durante suas funções.

Acesse nosso site e descubra o melhor equipamento para você e sua equipe!

Continue acompanhando o blog da Corsul e não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite
Corsul - o que fazemos envolve você
Precisa de ajuda?