Segurança e EPIs para uso de máquinas rotativas

22 maio
2023

O trabalho desenvolvido com máquinas rotativas e outras máquinas industriais é algo que envolve riscos à segurança do trabalhador.

Devido a isso, é necessário estarmos atentos aos procedimentos e práticas de segurança necessários para trabalhar de forma segura.

Pensando nisso, apresentaremos a seguir algumas dicas de segurança e EPIs para desenvolvimento de um trabalho seguro com máquinas rotativas.

Riscos associados à operação de máquinas rotativas

Os acidentes de trabalho sempre possuem uma causa. E elas geralmente são geradas por meio de atos inseguros, condições inseguras ou então por fatores pessoais de insegurança.

O ato inseguro é toda ação que pode gerar alguma lesão ao trabalhador. São exemplos: não usar EPI, usar equipamento com defeito, trabalhar alcoolizado, entre outros.

A condição insegura está ligada ao ambiente de trabalho, quando este coloca o trabalhador em risco físico ou mental. São exemplos: equipamentos inadequados, bagunça no ambiente de trabalho, barreiras inadequadas etc.

Por último, o fator pessoal de insegurança está relacionado ao comportamento humano. São exemplos: excesso de trabalho, problemas pessoais etc.

Todas essas causas de acidente de trabalho devem ser combatidas por meio de ações por parte da empresa, e, em segunda instância, pelo próprio funcionário.

No caso das máquinas rotativas, são equipamentos que exigem muito cuidado no manuseio, tanto por parte da empresa, quanto do trabalhador.

É necessário que elas sejam usadas da forma correta, que sejam atendidas as normas de segurança e adotadas as proteções coletivas e pessoais.

Geralmente, as máquinas rotativas estão no grupo de riscos de acidentes físicos. O que gera esses acidentes são: arranjo físico inadequado, falta de proteção no equipamento, iluminação inadequada, falta de proteção individual, entre outros.

Outros perigos à segurança no manuseio desses equipamentos são falta de conhecimento do trabalhador sobre as partes do equipamento que geram maior risco, falta de treinamento da equipe, falta de avisos e outras indicações de segurança etc.

Regulamentos e normas de segurança para máquinas rotativas

A norma que dita as medidas de segurança para se trabalhar com máquinas rotativas é a Norma Regulamentadora 12 (NR-12). Essa e outras normas são baseadas em leis de segurança e medicina do trabalho e é obrigatório cumprir suas determinações.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a NR-12 dita “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”.

Segundo a NR-12, deve haver uma zona livre de pelo menos 70 centímetros a 1,30 metro entre as partes móveis da máquina. Já nos corredores de circulação o indicado é largura mínima de 1,20 metro, tudo devidamente marcado e sem obstrução.

Ainda segundo essa Norma, as máquinas rotativas que oferecem risco de ruptura ou projeção de suas partes precisam ter proteções nos próprios equipamentos para assegurar a saúde do operador.

Essas proteções precisam ser fixas, resistentes e serem passíveis de retirada apenas com ferramenta adequada.

Para manter a segurança no trabalho com máquinas rotativas devem ser observados os seguintes itens:

– Medidas de proteção coletiva (como instalação de grades na máquina rotativa);

– Uso de equipamento de proteção individual (indicados por especialistas que farão uma análise do trabalho realizado e dos riscos);

– Redução dos riscos por meio de projetos de instalação dos equipamentos e medidas de proteção;

– Informações para o uso dos equipamentos (tanto informações visuais, como avisos, quanto treinamento para a equipe. Indicação dos pontos de agarramento dos materiais etc.);

– Medidas de segurança para um trabalho seguro (como, por exemplo, organização do espaço físico).

EPI para trabalho em máquinas rotativas

É necessário ter atenção na escolha dos EPIs para trabalho com máquinas rotativas, inclusive com as luvas.

Não pode ser usado qualquer tipo de luva nesses equipamentos, porque alguns modelos podem se prender no equipamento rotativo, gerando até a amputação do dedo.

Pensando nisso, a Ansell lançou a luva Hyflex 11-812. Este EPI foi rigorosamente testado no laboratório científico alemão Fraunhofer IPA e se mostrou extremamente eficiente tanto para a proteção do trabalhador, quanto para a execução das tarefas.

A luva Hyflex 11-812 foi elaborada para se rasgar facilmente nas áreas de risco, diminuindo grandemente a chance de acidentes, caso fique presa em uma máquina rotativa.

O seu design é ultrafino, o que permite manter a sensibilidade nas mãos para manusear as ferramentas de trabalho. Além disso, com a tecnologia ZONZ, ela permite que as mãos respirem e se mantenham frescas.

As luvas Hyflex 11-812 para uso em máquinas rotativas são fornecidas pela Corsul, onde você encontra especialistas que poderão indicar os melhores produtos para o seu empreendimento.

Saiba mais entrando em contato conosco!

Corsul – O que fazemos envolve você

Você está sendo redirecionado para o novo site do grupo Corsul!

Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Corsul - o que fazemos envolve você
Dalberti, uma empresa do grupo Corsul

Deixe seu e-mail e receba novidades e lançamentos do mercado

Deixe seu e-mail e receba novidades
e lançamentos do mercado

Enviaremos um e-mail para você, confirmando o seu cadastro.

Newsletter Popup
Aceite
Corsul - o que fazemos envolve você
Precisa de ajuda?